POLÍTICA


Carla Zambelli é condenada a mais 5 anos de prisão pelo STF

Deputada já havia sido sentenciada a 10 anos em outro processo

Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

 

Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. O julgamento ocorreu na sexta-feira (22) e ainda cabe recurso, o que adia o início do cumprimento da pena.

O caso diz respeito ao episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu o jornalista Luan Araújo, em São Paulo, após troca de ofensas durante um ato político. O relator Gilmar Mendes votou pela condenação, sendo acompanhado por Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.

Nunes Marques e André Mendonça divergiram. O primeiro defendeu absolvição do crime de porte de arma e desclassificação do constrangimento, o que levaria à prescrição. Já Mendonça votou por absolvição no porte de arma e condenação apenas por constrangimento ilegal, com pena de oito meses.

Essa é a segunda condenação da deputada na Suprema Corte. Anteriormente, ela havia sido sentenciada a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.

Antes da primeira decisão transitar em julgado, Zambelli fugiu para a Itália e foi incluída na lista vermelha da Interpol. Em julho, foi presa em Roma. Com a nova decisão, as duas penas serão somadas.