POLÍTICA


Câmara aprova bônus para acelerar análises de benefícios do INSS

Programa prevê gratificação por produtividade a servidores do INSS e peritos médicos

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (7) o projeto que cria o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), com objetivo de agilizar a análise de pedidos e perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto é derivado de uma Medida Provisória editada em abril e segue agora para o Senado.

O programa prevê pagamento extra de R$ 68 por processo finalizado a servidores do INSS e R$ 75 aos peritos médicos federais. A iniciativa terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogada uma única vez, desde que não ultrapasse dezembro de 2026.

De acordo com o projeto, os valores pagos não serão incorporados ao salário, não contarão para aposentadorias ou pensões e não integrarão a base de cálculo da contribuição previdenciária dos servidores. A bonificação também não será válida para adicional noturno ou compensação de horas.

As regras sobre adesão dos servidores, metas, prioridades e limites de pagamento serão definidas por ato conjunto dos ministérios da Previdência Social, Gestão e Inovação, e da Casa Civil.

O PGB irá priorizar processos com análise superior a 45 dias ou com decisão judicial, além de perícias médicas atrasadas nas agências da Previdência. Também poderão ser incluídas avaliações sociais relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).