POLÍTICA


Caiado diz que Flávio Bolsonaro defende mais pré-candidatos da direita em 2026

Governador de Goiás afirma que estratégia aumentaria chances de a direita chegar ao segundo turno

Foto: Valter Camargo/Agência Brasil

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), afirmou ter ouvido do senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), a defesa de que a direita apresente o maior número possível de concorrentes na disputa pelo Planalto em 2026.

Segundo Caiado, a conversa ocorreu durante uma reunião realizada há cerca de uma semana, na casa de Flávio Bolsonaro, e durou mais de duas horas. “Eu estive com ele há uma semana. Ele defendeu a tese de um número maior de pré-candidatos no primeiro turno”, disse.

De acordo com o governador, a avaliação é de que a pulverização de candidaturas no primeiro turno ampliaria as chances de a direita chegar ao segundo turno. “Identificamos que o número maior de pré-candidatos no primeiro turno viabiliza uma candidatura no segundo turno. Uma candidatura única no primeiro turno é o que o Lula quer”, afirmou. Caiado acrescentou que o senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro, também participou da reunião e defendeu a mesma tese.

Caiado anunciou na noite de terça-feira (27) sua saída do União Brasil e a filiação ao Partido Social Democrático (PSD). A sigla, presidida por Gilberto Kassab, já conta com outros dois possíveis nomes na disputa presidencial: os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Junior, do Paraná.

Nesta quarta-feira (28), os três pré-candidatos do PSD participaram juntos de um evento na capital paulista, onde falaram sobre o processo de definição do candidato do partido para a eleição presidencial.