POLÍTICA


Cafu Barreto foi desrespeitoso ao comparar Otto à Mãe Dináh, diz Jerônimo

Petista afirmou ser grato ao PSD apesar do desembarque do agora ex-vice líder de seu governo: "Decisões pessoais são decisões pessoais"

Foto: Maria Eduarda Moreira/MundoBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) foi desrespeitoso ao comparar o senador Otto Alencar à vidente Mãe Dináh. A fala de Cafu ocorreu na terça (18), durante uma coletiva de imprensa em que explicou o levou a romper com a base petista e se aliar a ACM Neto (União Brasil), provável rival de Jerônimo na corrida estadual de 2026.

“Não sei se ele quis ser preconceituoso com as mães de santo ou se ele quis ser desrespeitoso com o senador, mas eu continuo respeitando. É um deputado, tem mandato, nós vamos tocar a vida e ele vai seguir o caminho dele”, declarou o governador durante uma agenda no bairro da Liberdade, em Salvador.

Apesar de Jerônimo se referir à Mãe Dináh como “mãe de santo”, ela não era sacerdotisa. A vidente se autointitulava “terapeuta holística, sensitiva e intuitiva” e adepta à umbanda.

Presidente da executiva estadual do PSD, Otto disse não ter sido avisado sobre decisão de Cafu e afirmou que prefeitos de seu reduto eleitoral no entorno de Irecê não devem acompanhá-lo. Ao ser questionado pelo MundoBA sobre a avaliação do senador, Cafu ironizou: “Com todo respeito ao meu líder, mas eu não sabia que ele era Mãe Dináh não”, afirmou disse a jornalistas em entrevista Alba.

O desembarque do agora ex-vice líder do governo na Assembleia Legislativa foi oficializado na segunda (17), dias após o deputado Nelson Leal (PP) anunciar que migraria para a oposição e assumiria a coordenação da pré-campanha de ACM Neto.

“Decisões pessoais são decisões pessoais. Eu tenho conversado com o partido. Meu respeito e minha gratidão estão voltadas ao partido como um todo. As decisões individuais, cada um trata do jeito que entender melhor. O coletivo, ao meu ver, é liderado pelo senador Otto Alencar”, minimizou Jerônimo.