POLÍTICA


Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues se reúnem pela 1ª vez oficialmente para discutir demandas de Salvador

Apesar da demora, os dois garantiram que a ausência de reuniões formais não comprometeu o andamento de obras e serviços à capital baiana

Foto: Reprodução/Instagram

 

Pela primeira vez, após dois anos e oito meses, o prefeito Bruno Reis (UB) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniram oficialmente para tratar das demandas de Salvador. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (27), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Apesar da demora, os dois gestores garantiram que a ausência de reuniões formais não comprometeu o andamento de obras, serviços e programas voltados à capital baiana.

À imprensa, o governador baiano pontuou que a interlocução entre as equipes da Prefeitura e do Estado sempre ocorreu de forma constante. “Eu sempre disse a vocês que as nossas equipes vêm trabalhando quase que diariamente, ou pela Casa Civil, ou por outras portas de entrada, por exemplo, existem blitz que estão sendo realizadas na parceria. […] As coisas têm andado, não têm tido dificuldades”, afirmou.

O petista também destacou que, mesmo sem encontros oficiais, ele e Bruno Reis estiveram juntos em diversas agendas importantes. “Nós estamos juntos em todos os carnavais possíveis, nas agendas que nós participamos de forma parceira, hoje e pela manhã, no evento de presença da indústria baiana e de Salvador, nós estávamos juntos, então não havia essa pressão sobre nossos encontros, porque as coisas estavam fluindo”, disse.

Já Bruno Reis reforçou que a mediação feita pelas Casas Civis garantiu a continuidade das ações conjuntas. “Sempre as nossas equipes iam de forma permanente conversando, dialogando, sendo lideradas pelos chefes das Casa Civis e quando tinha algum problema ou outro que necessitava de uma decisão minha ou governador, ambos nos consultavam. Eu posso assegurar vocês que, pelo fato de não ter ocorrido este encontro em outro momento, isso não prejudicou em nada a rotina, o dia-a-dia da cidade, os serviços que nós prestamos, os benefícios da população”, pontuou durante coletiva de imprensa.

O prefeito chegou a brincar ao afirmar que a “disputa positiva” entre ele e o governador acabou favorecendo a cidade. “Até brinquei com o governador que esta disputa, uma disputa, digamos assim, positiva para a cidade, ele está de um lado anunciando obras, programas, e eu do outro, tem gerado benefícios para a nossa população. E o resultado está aí, a cidade se transformou. Não tem uma cidade no Brasil que tenha se transformado tanto nos últimos anos como Salvador”, destacou.

Para Jerônimo, a reunião marca o início de um novo ciclo de alinhamento, considerando que Bruno Reis assumiu o segundo mandato em janeiro deste ano. “Mas agora o prefeito tendo os próximos quatro anos de mandato, eu me senti na obrigação de combinarmos a agenda, não foi de um lado ou de outro, tanto ele tinha interesse como eu também, e sentamos agora e aprofundamos os temas de interesse da capital do estado da Bahia”, explicou.

O gestor da capital baiana completou ressaltando que, a partir de agora, alguns temas que exigem decisões conjuntas serão tratados diretamente entre os dois. “É verdade, tinham outros assuntos que aí sim dependiam da nossa decisão, dos nossos entendimentos, que naturalmente no momento certo, esse momento chegou agora, a gente ia sentar, mas nada que comprometesse o que tivesse fora, e o governador marcou, a gente está tendo essa conversa, e tenho certeza que essas decisões que serão decisões que vão ajudar a gente a transformar, garantir que nossa cidade avance ainda mais”, afirmou.

“A gente sempre deixou, no meu caso, e eu sei que é o caso do governador, por mais que às vezes também nas coletivas ele tenha que se posicionar sobre pautas municipais e eu tenho que me posicionar sobre pautas estaduais a partir da provocação de vocês, mas sempre elas foram no mais elevado nível, sempre foi tanto eu na minha parte e ele na dele, procurando ver que as coisas acontecessem, melhorassem e que o resultado pudesse acontecer”, finalizou o prefeito.