POLÍTICA


Bruno Reis destaca importância da construção civil na geração de empregos em Salvador

Prefeito participa da abertura da 3ª ConstruNordeste, que reúne empresários, investidores e especialistas do setor

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

 

Durante a abertura da 3ª edição da ConstruNordeste, maior evento da construção civil do Norte e Nordeste, realizada nesta quarta-feira (15), no Centro de Convenções de Salvador, o prefeito Bruno Reis ressaltou que o setor é o segundo que mais emprega na capital baiana, com um saldo positivo de 5 mil novos postos de trabalho gerados neste ano. Promovida em parceria com a Prefeitura, por meio da Seinfra, a feira debate avanços do setor, reunindo autoridades, empresários e investidores.

O prefeito destacou que a Prefeitura investiu R$ 5 bilhões em obras de infraestrutura nos últimos anos, o que atraiu mais de R$ 20 bilhões em investimentos privados em novos empreendimentos. “A construção civil se desenvolveu muito, gerou empregos. Hoje, é responsável por 13% das carteiras assinadas. Aqui em Salvador, depois do setor de serviços, é o segundo maior empregador, com 62 mil pessoas. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, tivemos 5 mil novos empregos criados nesse setor”, afirmou.

Bruno Reis também citou medidas para dar segurança jurídica e acelerar investimentos, como a adoção da tecnologia BIM, que dinamizou os processos de licenciamento. Segundo ele, mais de 40 mil unidades habitacionais e 300 grandes empreendimentos comerciais foram licenciados durante seu mandato.

A solenidade contou com a presença de representantes de instituições como a Caixa Econômica Federal, FIEB, Sinduscon-BA, CBIC, Sebrae Bahia e CNI. A feira segue até sexta-feira (17), com mais de 200 expositores, 45 palestrantes e expectativa de 35 mil visitantes, abordando temas como industrialização da construção civil, automação, impressão 3D, construção híbrida, Reforma Tributária e rodadas de negócios nacional e internacional, consolidando Salvador como polo de inovação e desenvolvimento sustentável no setor.