POLÍTICA


Bruno Reis critica volume de empréstimos de Jerônimo e diz que ‘já passou dos limites’

Prefeito de Salvador afirma que pedidos feitos pelo governador comprometem o futuro do Estado e cobra atuação dos órgãos de controle

Foto: Lucas Franco/ MundoBA

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), voltou a criticar o volume de empréstimos solicitados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e afirmou que o endividamento da Bahia se tornou “irrazoável”. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (15), durante um almoço de Natal para pessoas em situação de rua, realizado no Comércio, em Salvador.

Segundo Bruno, os financiamentos contratados ao longo das gestões petistas representam um risco para as próximas administrações. “R$ 35 bilhões é o valor dos empréstimos que as gestões do PT solicitaram nos últimos anos. Isso representa mais de 60% do orçamento do Estado”, afirmou.

Para o prefeito, o cenário compromete a capacidade futura de investimentos da Bahia. “Não tenho dúvida que isso está comprometendo o futuro. A quantidade de empréstimo que Jerônimo está pedindo está irrazoável. Já passou dos limites. Chegou a hora dos órgãos de controle atuar”, declarou.

O prefeito ainda ironizou o que classificou como insistência do governo em ampliar o endividamento. “Não sei porque, me parece até birra. Porque a oposição critica, aí aprova um, e no seguinte manda outro. Não tenho dúvidas que isso vá comprometer o endividamento do Estado”, afirmou.