POLÍTICA


Bruno minimiza vantagem de Lula em pesquisa e diz que levantamento é ‘ao gosto do freguês’

Presidente lidera numericamente todos os cenários simulados contra adversários, aponta Atlas/Bloomberg

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), minimizou nesta segunda-feira (24) uma nova pesquisa que mostra vantagem do presidente Lula (PT) em todos os cenários na disputa pela reeleição em 2026. Segundo levantamento Atlas/Bloomberg, Lula aparece com 51,3% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 30,4%, e Ronaldo Caiado (União Brasil), com 6%.

Questionado sobre os números, Bruno Reis disse não ter visto a sondagem e voltou a criticar a gestão petista. “A gente vê pesquisa cada uma ao gosto do freguês. O que eu percebo é que não há nenhuma mudança econômica, nenhuma melhora na vida das pessoas. Efetivamente, nesses últimos meses, a vida do cidadão, a vida do país não melhorou. A gente não viu grandes conquistas, grandes avanços”, declarou o prefeito em uma coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza.

“Com base nesse sentimento, que é o que acaba a pesquisa refletindo, eu não tenho visto, pelo menos escutado nas ruas, motivos para que tenha ocorrido uma melhora”, acrescentou.

De acordo com a pesquisa Atlas/Bloomberg, os demais concorrentes ao Planalto pontuaram abaixo de 5%: Ratinho Jr. (PSD) soma 3%, e Romeu Zema (Novo), 2,5%.

Votos brancos ou nulos somam 5%, e 1,9% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.

Em comparação com a sondagem de setembro, Lula registrou um crescimento de 0,9 ponto percentual — saltou de 48,2% para 49,1%, enquanto Tarcísio manteve estabilidade.