POLÍTICA


‘Voz contra preconceito, defendeu a liberdade’: políticos lamentam morte de Preta Gil

Prefeito Bruno Reis, governador Jerônimo Rodrigues presidente Lula estão entre as autoridades que divulgaram nota de pesar nas redes sociais

Foto: Reprodução/X

Bruno Reis, Jerônimo Rodrigues e Luiz Inácio Lula da Silva estão entre as autoridades que usaram as redes sociais, no domingo (20), para se manifestar após a confirmação da morte de Preta Gil, aos 50 anos, após uma longa batalha contra o câncer.

Em postagem no perfil do X (antigo Twitter), o prefeito de Salvador escreveu que a coragem de Preta na luta contra o câncer e o legado cultural ficam como inspiração. “Meus sentimentos à família, em especial a Gilberto Gil”, disse Bruno.

O governador da Bahia afirmou ter recebido “com tristeza” a morte da artista. Para Jerônimo, Preta Gil era “uma mulher cheia de vida, dona da sua própria história, que sempre defendeu a liberdade e o direito de ser quem se é”.

Por sua vez, o presidente Lula disse que a cantora “era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela”. Ele ainda afirmou que ligou Gilberto Gil e Flora Gil assim que soube da notícia.

Em nota, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) afirmou que Preta construiu uma trajetória marcada por talento, autenticidade e militância em prol da diversidade, dos direitos das mulheres, da população negra e LGBTQ+. “Sua partida representa uma perda irreparável para a cultura brasileira e para toda a sociedade, mas seu legado de luta, alegria, pluralidade e coragem permanecerá vivo em nossa história.”