POLÍTICA


Reajuste dos professores da rede municipal contempla ganho real de 45,03%, diz Bruno Reis

Prefeito concedeu coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (27) para defender aumento concedido aos educadores em meio à insatisfação de sindicato

Foto: Romulo Faro/MundoBA

O prefeito Bruno Reis (União Progressista) afirmou nesta terça-feira (27) que os professores da rede municipal tiveram um reajuste salarial com ganho real de 45,03%, acima da inflação, e sempre foram contemplados com remunerações superiores aos vencimentos das demais categorias de servidores em sua gestão. A fala foi feita durante uma coletiva de imprensa no Palácio de Thomé de Souza e na qual defendeu o percentual aprovado em uma tumultuada sessão no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador, na última quinta (22).

Em greve há mais de 20 dias, a categoria exigia o pagamento integral do piso salarial nacional do magistério, que, segundo a APLB-Sindicato, está defasado em mais de 58%. O movimento, no entanto, foi julgado ilegal pelo TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia).

“Eu quero lembrar que no ano de 2021 eu não pude dar reajuste por conta de uma Lei Complementar [173]. Estávamos nos períodos de pandemia. Mas, logo em 2022, nós demos 6% de reajuste a todo mundo e duas progressões, que estavam atrasadas, nós autorizamos a implantação, chegando a 11,5% de reajuste. Em 2023, 4% para os demais servidores, mais 2,5% de progressão. Sendo, que para educação, 8% de reajuste, o dobro, e mais 2,5% de progressão. Em 2024, 4% para os demais servidores 6,83%, e 8% para os professores, o dobro. E agora, em 2025, 4,83% para os demais servidores, a inflação do período, e 6,27% a 9%, aos professores. Sempre valorizando os profissionais da educação, reafirmando o meu compromisso”, disse Bruno Reis,

“Sempre demos remunerações acima dos demais servidores para os professores. Nesse período, para vocês terem ideia, a inflação do período foi 27,6%. E a gente chega, no caso do magistério, a um ganho real de 45,03%. Ou seja, acima da inflação do período”, acrescentou o prefeito, que fez um apelo pelo fim da paralisação.

“Voltem para as salas de aula. Sei que as pessoas estão passando dificuldades, mas a prefeitura também está passando dificuldades.”

Conforme o texto aprovado pelo Legislativo, os docentes terão os salários reajustados por nível. Os percentuais variam de 6,27% a 9,25% da seguinte forma:

  • 9,25% (nove vírgula vinte e cinco por cento) para o Nível 1/Referência A
  • 6,65% (seis vírgula sessenta e cinco por cento) para o Nível 1/Referência B
  • 6,27% (seis vírgula vinte e sete por cento), a partir do Nível 1/Referência C
  • 6,27% (seis vírgula vinte e sete por cento), para o quadro suplementar do magistério público