POLÍTICA


Bruno compara reprovação de Lula à de Bolsonaro e minimiza potencial de reeleição

Prefeito de Salvador diz que petista precisará reverter desgaste da imagem de seu governo para vencer disputa à Presidência em 2026

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (18) que o presidente Lula (PT) precisará reverter a curva de desgaste da imagem de seu governo caso queira vencer a disputa pela reeleição em 2026. Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (17) aponta que a gestão petista mantém uma taxa de reprovação de 51%, contra 46% de aprovação.

Para Bruno Reis, o cenário atual é semelhante ao que mostravam as sondagens às vésperas do pleito de 2022, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) acabou derrotado pelo próprio Lula.

“Não conheço na política, seja na eleição municipal, estadual ou nacional, um candidato que tenha se reelegido com a desaprovação maior que a aprovação. Um grande exemplo foi Bolsonaro na eleição passada. Ele tinha 51% de reprova e 49% de aprova. Não se reelegeu”, comparou o prefeito, após anuncio da grade do Festival da Virada 2026. O evento ocorreu em um hotel no centro da capital baiana.

“Quando a pessoa avalia bem o seu governo, é natural que ela vote. Quando ela não avalia, é natural que ela escolha outra alternativa e opção”, disse Bruno Reis.

A nova rodada do levantamento Genial/Quaest, por outro lado, mostra que Lula permanece à frente de adversários e continuaria a vencer em todos os cenários de segundo turno da corrida ao Planalto no ano que vem.