POLÍTICA


Brasil pode ter uma nova capital em novembro; entenda

Governo poderá instalar estrutura provisória em Belém para despachos e reuniões durante a COP30

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A capital do Brasil pode ser transferida para Belém no mês de novembro. Em projeto aprovado na Câmara dos Deputados, a cidade do norte seria a sede da república durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece entre os dias 11 e 21.

A mudança resultaria em alguns efeitos práticos, entre eles, atos e despachos do presidente e de ministros durante a conferência serão emitidos com a cidade de Belém como referência. Órgãos do governo poderão se acomodar na nova capital para conduzir atividades relacionadas ao evento.

Apenas o partido Novo e a liderança da oposição se posicionaram contra o projeto, com o argumento de que, mesmo que simbólica, a mudança traria custos como “pagamento de aluguel de veículos, aluguel de local, despesa com TI “.

O projeto ainda passará por análise do Senado e em caso de aprovação, caberá ao Poder Executivo regulamentar as medidas administrativas, operacionais e logísticas necessárias para a transferência temporária da sede do governo federal.

A capital do Brasil já foi transferida de forma temporária no ano de 1992, quando o Rio de Janeiro assumiu a posição durante a Eco-92.