POLÍTICA


Boulos pede à Polícia Federal demissão de Eduardo Bolsonaro por ‘crime contra a soberania nacional’

Deputado federal por São Paulo é escrivão da corporação

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) protocolou uma representação na Polícia Federal pedindo a demissão do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) do cargo de escrivão da corporação.

No documento, protocolado na segunda-feira (28), Boulos acusa Eduardo que vive nos Estados Unidos desde fevereiro de cometer crime contra a soberania nacional ao articular com autoridades norte-americanas sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República e integrantes da Polícia Federal.

Segundo Boulos, essas articulações têm como objetivo interferir em processos que investigam uma tentativa de golpe de Estado, no qual Jair Bolsonaro (PL) é réu. “Eduardo Bolsonaro vem, reiterada e publicamente, afirmando que está se dedicando a conseguir do governo dos Estados Unidos a imposição de sanções contra integrantes do Supremo Tribunal Federal, da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal”, diz o documento protocolado por Boulos.

No último dia 9, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e, dias depois, cassou os vistos de Alexandre de Moraes e outros ministros do STF.