POLÍTICA


Bolsonaro pode passar até sete dias se recuperando de cirurgia

Segundo os médicos, o procedimento foi realizado de forma tranquila

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido nesta quinta-feira (25), no hospital DF Star, em Brasília, a uma intervenção cirúrgica para correção de uma hérnia inguinal bilateral, o procedimento iniciado pela manhã foi concluído no início da tarde de hoje. Segundo a equipe médica responsável pelo caso, o atendimento ocorreu sem intercorrências e o paciente segue em repouso.

De acordo com o cirurgião Cláudio Birolini, que atuou na procedimento, Bolsonaro segue acordado e foi descartada a necessidade de transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os médicos seguem monitorando o quadro clinico de perto, para avaliar os próximos passos. A previsão inicial é de um período de recuperação entre cinco e sete dias, prazo que ainda poderá sofrer alterações.

A realização da cirurgia foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), logo depois das investigações policiais apontarem necessidade de intervenção médica em decorrência da “piora progressiva” do quadro de hérnia de Bolsonaro.

Após o fim da previsão inicial, a equipe vai avaliar se Bolsonaro poderá retornar à Superintendência da Polícia Federal para finalizar a recuperação, segundo Birolini, “Questões mais técnicas ainda precisam ser avaliadas. Não dá para ele ficar em um lugar em que fique desassistido”, afirma o cirurgião.

Um dos pontos de atenção dos médicos é a persistência de soluços, sintoma já apresentado pelo ex-presidente em outras internações. Para a equipe médica o soluço pode estar relacionado a alterações no sistema digestivo, a avaliação aponta que não há indicação de complicação neurológica nesse momento. O tratamento definido inclui intensificação do tratamento medicamentoso, ajustes na dieta e acompanhamento dos sintomas.

Bolsonaro está hospitalizado e segue acompanhado pelas visitas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A equipe da Policia Federal aguarda o fim do ciclo de recuperação para realizar o transporte de retorno à Superintendência, visto que, após ser condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de estado, o ex-presidente cumpre pena sob custódia.