POLÍTICA


Bolsonaro pede aval de Lula para negociar com Trump sobre tarifa

Ex-presidente se oferece para intermediar crise com os EUA após taxa de 50% sobre produtos brasileiros

Alan Santos/PR

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta quinta-feira (17) a “sinalização” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tentar negociar diretamente com Donald Trump o fim da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

Durante coletiva, Bolsonaro afirmou que, mesmo com o passaporte retido por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), está disposto a liderar uma reaproximação com o presidente norte-americano. “Se o Lula sinalizar para mim, eu negocio com o Trump. Quem não vai conversar vai pagar um preço alto”, declarou.

A fala ocorre após Trump justificar a taxação como reação ao que considera perseguição política contra Bolsonaro no Brasil. “Ele [Trump] quer restabelecer a democracia. O Brasil está ficando isolado, economicamente vamos ficar só nós e a China”, afirmou o ex-presidente.

Na quarta-feira (17), o governo brasileiro enviou uma carta assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ao governo americano, questionando as sanções. O Planalto avalia, ainda, adotar medidas de retaliação com base na Lei da Reciprocidade Comercial.