POLÍTICA


Bolsonaro pede ao STF autorização para receber visita de ministro do TCU na Papudinha

Ex-presidente solicitou aval de Alexandre de Moraes para encontro com Jorge Oliveira, ex-ministro e aliado de seu governo

Foto: Marcos Corrêa/PR

 

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que ele receba a visita do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira. Bolsonaro está preso no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), conhecido como “Papudinha”, ao lado do Complexo Penitenciário da Papuda.

Jorge Oliveira foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência no primeiro ano do governo Bolsonaro e depois indicado pelo então presidente ao TCU. Ele já havia visitado Bolsonaro em ocasiões anteriores, quando o ex-presidente estava em prisão domiciliar, sempre com autorização judicial.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro precisa de aval do STF para receber visitas. Na semana passada, Moraes determinou sua transferência para a Papudinha; antes, ele estava custodiado em uma sala de Estado-Maior da Polícia Federal, em Brasília.

Nesta semana, Moraes autorizou a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas o encontro foi cancelado por compromissos do governador no estado. Uma nova data deverá ser solicitada, em meio a disputas e movimentações internas no campo da direita sobre a sucessão presidencial.