POLÍTICA


Bolsonaro passa por cirurgia de remoção de lesões de pele em hospital de Brasília

Ex-presidente deixou o condomínio pela primeira vez desde a condenação e foi recebido por apoiadores na unidade de saúde

Foto: Ton Molina/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para a remoção de lesões de pele em um hospital de Brasília. O procedimento terminou por volta de 12h e, segundo informações médicas, ele segue em repouso na unidade, aguardando alta.

Bolsonaro deixou o condomínio onde cumpre prisão domiciliar escoltado por seis motos e seis carros da polícia penal, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes. No hospital, foi recebido por cerca de 50 apoiadores com bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos. O ex-presidente não falou com a imprensa.

De acordo com o laudo médico enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro apresenta “nevo melanocítico do tronco” uma pinta geralmente benigna, e uma “neoplastia de comportamento incerto”, lesão cutânea cujo diagnóstico definitivo só poderá ser feito após análise laboratorial.

O documento indica que a cirurgia deveria ocorrer em regime ambulatorial, com anestesia local e previsão de alta no mesmo dia. O procedimento costuma durar até 30 minutos, dependendo do tamanho, da localização e da profundidade da lesão.

Após a cirurgia, Bolsonaro terá de retornar ao hospital entre 10 e 15 dias para retirada dos pontos. Esta foi a primeira vez que ele deixou a prisão domiciliar desde que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar tentativa de golpe de Estado.