POLÍTICA


Bolsonaro apoia decisão de Trump sobre tarifa e diz que Brasil ‘ainda pode ser salvo’

Ex-presidente se manifestou pela primeira vez sobre o tarifaço de Trump ao Brasil

Foto: Beto Barata/PL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou pela primeira vez, nesta quinta-feira (10), sobre a decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Em nota divulgada nas redes sociais, Bolsonaro afirmou ter recebido o comunicado do presidente Donald Trump “com senso de responsabilidade” e atribuiu a medida à política externa da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Isso jamais teria acontecido sob o meu governo”, escreveu Bolsonaro no X (antigo Twitter), acrescentando que a atitude de Trump seria uma reação à “escalada de abusos, censura e perseguição política” no Brasil. O ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e tem repetido o discurso de que sofre uma “caça às bruxas”.

Na publicação, Bolsonaro reforçou a retórica adotada por Trump, que também criticou o STF por, segundo ele, censurar plataformas digitais norte-americanas. “Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios. O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional”, escreveu o ex-presidente.

O liberal também pediu que os Poderes ajam com urgência para “resgatar a normalidade institucional” e afirmou que “ainda é possível salvar o Brasil”.