POLÍTICA


Bolsonaro agradece apoio de Trump e diz ser alvo de tentativa de afastamento político; assista

Ex-presidente classificou a ação penal que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF) como “inacreditável”

Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou, nesta quinta-feira (17), um vídeo (veja abaixo) agradecendo a carta divulgada pelo presidente norte-americano Donald Trump, na qual o republicano afirma que o aliado está sendo vítima de um “sistema injusto” e pede a interrupção imediata do julgamento que apura a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

Na postagem, Bolsonaro classificou a ação penal que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF) como “inacreditável” e afirmou que o objetivo do processo é afastá-lo do cenário político.

“Querem, na verdade, me alijar do processo político. Alijar a maior liderança da direita na América do Sul. Entendo que eleições sem oposição, isso sim é golpe”, declarou o ex-presidente.

Bolsonaro também agradeceu a “preocupação” de Trump com a situação no Brasil e seu posicionamento em defesa da liberdade de expressão. “Conte com a minha eterna gratidão”, disse.

Na carta, Trump expressa “grande preocupação” com o que considera ataques à liberdade de expressão no Brasil e nos Estados Unidos, supostamente vindos dos governos atuais.

Mais cedo, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também agradeceu o gesto do republicano, afirmando que o Brasil estaria “se jogando em uma aventura semelhante à da narcoditadura de Nicolás Maduro na Venezuela”.