POLÍTICA


AtlasIntel: seis em cada dez brasileiros têm visão negativa de Trump após tarifaço

Entrevistados em pesquisa afirmaram ainda que tarifas de Trump são "injustificadas"

Foto: Isac Nóbrega/PR

A proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros foi rejeitada pela maioria dos entrevistados em uma pesquisa realizada pela AtlasIntel para a Bloomberg e divulgada nesta terça-feira (15).

Para 62,2% dos entrevistados, a medida é “injustificada”, enquanto 36,8% a consideram justificada. Apenas 1% não soube opinar. Ainda de acordo com o levantamento, 50,3% dos brasileiros veem as justificativas de Trump como uma ameaça à soberania nacional. Já 47,8% discordam dessa avaliação.

A pesquisa também mostrou que 51,2% defendem retaliações comerciais por parte do governo brasileiro. Outros 28,6% sugerem o fortalecimento de relações com países como a China, para reduzir a dependência dos Estados Unidos.

Imagem de Trump afetada

A crise diplomática também afetou a imagem de Trump no Brasil: 63,2% dos entrevistados têm uma visão negativa do presidente norte-americano — um salto em relação aos 47% registrados em novembro de 2023.

Ademais, 50,5% dos brasileiros agora enxergam o país de forma negativa, contra 45,9% que mantêm avaliação positiva. Em janeiro, o índice de imagem positiva dos EUA era de 52,3%.