POLÍTICA


Após ultimato do União Brasil, Sabino deixa compromissos no Pará e embarca para Brasília

Partido deu 24 horas para que filiados entreguem cargos no governo Lula

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

 

O ministro do Turismo, Celso Sabino (UB), cancelou compromissos no Pará e embarcou às pressas para Brasília nesta quinta-feira (18), após o União Brasil determinar que seus filiados deixem os cargos no governo federal em até 24 horas. A informação é da coluna Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Sabino estava no estado desde quarta-feira, onde participava de agendas relacionadas à COP30 e também da abertura da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama). Nesta tarde, ele seria homenageado com a “Medalha Alacid Nunes”, concedida pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), mas desistiu da cerimônia para retornar a Brasília.

Único ministro de Lula filiado ao União Brasil, Sabino é alvo direto da pressão da legenda, que considera a permanência no governo como ato de infidelidade partidária. Inicialmente, o partido havia definido que os cargos seriam entregues até o fim do mês, mas antecipou a decisão.

A expectativa é que o ministro só se pronuncie nesta sexta-feira (19), depois de se reunir pessoalmente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).