POLÍTICA


Após giro de Jerônimo pela China, deputado apresenta PL que cobra transparência sobre viagens do governador

Leandro de Jesus (PL) critica o fato de o petista já ter passado ao menos 45 dias fora do país em menos de 1 ano e meio de gestão

Foto: Assessoria/deputado Leandro de Jesus

Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Leandro de Jesus (PL) visa tornar obrigatória a divulgação de informações relativas às viagens oficiais do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que recentemente passou cinco dias na China.

Segundo a proposição de Leandro de Jesus, devem ser tornadas públicas o período de duração da viagem; roteiro oficial, com agenda de compromissos públicos; quantidade e identificação dos membros da comitiva oficial; valores estimados e efetivamente gastos com passagens, diárias, hospedagem, locomoção e demais despesas custeadas com recursos públicos; fonte de custeio da viagem (órgãos, fundos ou convênios); relatório de atividades desenvolvidas, acompanhado da descrição dos resultados esperados e efetivamente alcançados.

O deputado diz que objetivo da proposição é “fortalecer os princípios da transparência, publicidade e controle social na administração pública, especificamente no que tange às viagens internacionais realizadas pelo governador do Estado da Bahia”.

De acordo com ele, nos últimos anos, observou-se um aumento significativo nas missões internacionais do chefe do Executivo baiano, com destaque para as viagens à China.

Em abril de 2023, lembrou o parlamentar, o governador Jerônimo Rodrigues realizou sua primeira missão internacional. Durante o périplo, o petista passou cerca de 16 dias em agendas na China e nos Emirados Árabes Unidos. A justificativa do giro era formalizar acordos e atrair investimentos para o Estado.

Em maio de 2025, prosseguiu, o governador integrou a comitiva presidencial em uma missão oficial à China com intuito de estabelecer parcerias estratégicas em áreas como energia, infraestrutura, tecnologia e saúde.

Incluindo outras idas ao exterior, Jerônimo já passou ao menos 45 dias fora do país em menos de um ano e meio de gestão.

“Embora tais missões tenham como finalidade a atração de investimentos e o fortalecimento de relações internacionais, é fundamental que haja transparência quanto aos objetivos, custos e resultados dessas viagens”, diz Leandro de Jesus.

Para ele, a ausência de informações detalhadas pode gerar questionamentos sobre a efetividade das ações e o uso dos recursos públicos.

Conforme o deputado, a divulgação das informações que propõe visam assegurar o direito à informação dos cidadãos e permitir o acompanhamento e fiscalização por parte da sociedade e dos órgãos de controle.