POLÍTICA


Apoio de Trump pode atrapalhar candidato apoiado por ele nas eleições à Presidência em 2026, aponta pesquisa

Levantamento foi feito após Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros

Foto: Shealah Craighead/White House

Mais da metade dos brasileiros (53%) acredita que o apoio ou a proximidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode atrapalhar candidatos à Presidência do Brasil em 2026. É o que aponta uma pesquisa Pulso Brasil, do Instituto Ipespe, divulgada na quinta-feira (24). Por outro lado, apenas 32% veem vantagem nessa relação e 14% não souberam opinar.

O levantamento foi feito após Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, medida que gerou tensão diplomática. Metade dos entrevistados (50%) aprova a resposta do governo Lula ao tarifaço, enquanto 46% desaprovam e 5% não têm opinião formada.

O mandatário dos EUA justificou as sanções como reação ao que chamou de “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Na rede Truth Social, afirmou que o julgamento do ex-presidente “não deveria estar acontecendo” e que as tarifas são uma forma de retaliar o “ataque às eleições livres e à liberdade de expressão”, incluindo críticas à regulação das Big Techs no Brasil.

Já sobre a decisão de Trump de revogar os vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), 57% dos brasileiros se dizem contrários, 37% favoráveis e 6% que não responderam.

O Ipespe ouviu 2.500 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 19 e 22 de julho. As entrevistas ocorreram por telefone ou pela internet. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95,45%.