POLÍTICA


Apelidado de Antonio Doido, deputado baiano joga celulares pela janela em ação da PF

Parlamentar é investigado sob suspeita de integrar uma organização criminosa suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Fotomontagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados e Reprodução/Redes sociais

 

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, jogou celulares pela janela do apartamento funcional onde mora em Brasília durante busca e apreensão na manhã desta terça-feira (16) pela Polícia Federal. A informação é do blog da jornalista Andréia Sadi, no portal g1.

Segundo a publicação, investigadores fizeram um vídeo dos aparelhos no gramado da área externa do imóvel.

O deputado é um dos alvos da Operação Igapó, que investiga uma organização criminosa suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, os investigados desviavam verbas públicas de emendas parlamentares e recursos estaduais por meio de fraudes em processos de licitação e depois usavam o dinheiro desviado para o pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio.

Além dos celulares, a Polícia Federal também encontrou dinheiro em espécie no imóvel do deputado.

De acordo com a PF, os investigados desviavam verbas de emendas parlamentares e recursos estaduais, por meio de fraudes em processos de licitação, e depois usavam o dinheiro desviado para o pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio.

Baiano radicado no Pará

Antônio Doido, de 49 anos, nasceu em Dom Macedo Costa, na Bahia, mas construiu sua trajetória política no Pará. Em 2022, foi eleito deputado federal com 126.535 votos.

Antes disso, comandou a Prefeitura de São Miguel do Guamá, no interior paraense, após vencer a eleição de 2016 pelo PSDB, com 9.639 votos. Tentou a reeleição em 2020, mas, apesar de ampliar a votação para 15.102 votos, não conseguiu novo mandato.

Já filiado ao MDB, disputou a Prefeitura de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, e terminou em segundo lugar, com 23.091 votos, ficando fora do segundo turno.