POLÍTICA


Ao comparar com Lula, senador defende cela especial para Bolsonaro

Izalci Lucas diz que ex-presidente não deve ir para a Papuda, cita problemas de saúde e argumenta que ele merece tratamento similar ao que Lula recebeu na Polícia Federal

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

O senador Izalci Lucas (PL-DF) pediu que Jair Bolsonaro (PL) receba um “tratamento diferenciado” e fez uma comparação com a cela em que Lula (PT) ficou quando foi preso. O parlamentar defendeu que o ex-presidente seja levado para uma unidade que “ofereça condições adequadas à sua saúde”.

“O presidente Bolsonaro é oficial do Exército. O general Braga Netto está preso em um quartel. O Lula ficou preso na Polícia Federal. Então, evidentemente, ele deveria ter um tratamento diferenciado, como os militares têm e como o presidente Lula também teve. Essa é a nossa reivindicação”, disse o senador ao UOL.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma sala especial na sede da Polícia Federal em Curitiba quando foi preso.

Izalci comentou que a superlotação e a precariedade do Complexo da Papuda não são apropriadas para Bolsonaro.

“A situação da Papuda é crítica. Não é um local apropriado. Nas celas que visitamos ontem, por exemplo, havia cerca de 40 pessoas por cela. Essa é a realidade hoje lá”, criticou o parlamentar.

O senador também disse que a saúde de Jair pode ser colocada em risco caso ele seja encaminhado para a unidade.

“Os médicos já nos disseram que, em determinadas crises, ele não aguenta mais de 20 minutos sem atendimento. E a orientação dos policiais é que, se não houver autorização do ministro, ele não pode ir para um hospital particular; teria que ir para um hospital público. E a gente sabe que, em 20 minutos, não é fácil garantir o atendimento…Bolsonaro realmente tem sérios problemas de saúde e, muitas vezes, precisa de atendimento imediato”, afirmou Izalci.