Alice Portugal minimiza especulações sobre Rui Costa e defende reeleição de Jerônimo em 2026
Ministro-chefe da Casa Civil teria sido cotado para disputar Governo da Bahia em 2026, segundo colunista

Foto: Matheus Morais/MundoBA
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comentou, nesta segunda-feira (19), os rumores de que o nome do ministro-chefe da Casa Civil teria sido cotado para disputar o governo da Bahia em 2026. Para a parlamentar, o petista tem a liberdade para se candidatar, mas saiu em defesa do governo de Jerônimo Rodrigues (PT).
“O ministro Rui Costa tem a legitimidade para ser candidato a tudo. No entanto, o governador Jerônimo está aprovado. É um professor e está tirando nota alta. Veja o diálogo que ele está mantendo com os estudantes, o diálogo com os professores, pagou um piso mais alto do que o nacional. Roda a Bahia inteira em busca de muitos investimentos. Enfim, é um governo que tem nos dado muita satisfação em acompanhar e não há por que, no caso dele, não ter reeleição”, disse em entrevista ao MundoBA.
Inclinado para uma disputa no Senado em 2026, o nome de Rui Costa (PT) estaria sendo ventilado para a disputa do Governo do Estado, caso Jerônimo Rodrigues (PT) perdesse o fôlego na tentativa de se reeleger, de acordo com a coluna Lauro Jardim, do jornal O GLOBO.
Alice Portugal defendeu que, assim como os ex-governadores baianos Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT) foram reeleitos, o nome de Jerônimo está “naturalmente” colocado para a disputa do Palácio de Ondina no próximo ano. A deputada também pontuou que ainda está cedo para debater o assunto e que se antecipar pode atrapalhar o processo do atual governo.
“Houve reeleição com Jaques Wagner, houve com Rui Costa e o nome de Jerônimo, na minha opinião, está naturalmente se colocando para uma reeleição. Evidente vamos discutir quem vai ser candidato ao Senado. Ainda temos tempo. Esse debate está se antecipando muito, e isso não é bom para um processo de governo que ainda tem muita coisa a entregar. Está muito cedo para ser tratado, mas Jerônimo Rodrigues se habilita com muita tranquilidade na sua reeleição”, concluiu.