POLÍTICA


Aliados pressionam para que Lula ‘siga o script’ após falas gerarem desgaste

Preocupação no governo cresce com declarações improvisadas do presidente a menos de um ano das eleições

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentam fazer com que o petista “siga o script” em seus discursos após algumas de suas falas servirem de “munição” para opositores. As informações são do O Globo.

Conhecido por suas espontaneidade e improvisos nos discursos, Lula tem demonstrado dificuldade, nesse terceiro mandato, de seguir roteiros previamente acertados com seus auxiliares. O comportamento a menos de um ano das eleições acendeu um alerta no governo, que tem demonstrado preocupação com as escorregadas do titular do Palácio do Planalto.

De acordo com a matéria, pessoas próximas ao presidente confessaram que “não há como controlar totalmente as falas de Lula”. Por outro lado, os aliados admitem que se o petista seguir totalmente os roteiros, poderia perder a espontaneidade, considerada um dos pontos fortes de sua atuação política.

Com esse diagnóstico, Lula deve ter suas falas mais condensadas, visando as eleições de 2026.

A polêmica mais recente foi o posicionamento do presidente sobre a operação policial no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, que gerou 121 mortos. Lula definiu a ação como “desastrosa” e ainda afirmou que houve uma “matança”.