POLÍTICA


Aliados dizem que Lula não deve demorar para anunciar sucessor de Lewandowski

Maior dificuldade é o “perfil” desejado pelo presidente

Foto: Reprodução/Canal GOV

 

Interlocutores do presidente Lula no Palácio do Planalto apostam que, apesar da resistência a alguns dos nomes cotados para o Ministério da Justiça, o novo titular da pasta não deve demorar a ser escolhido pelo petista. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

De acordo com a publicação, aliados de Lula dizem que o presidente está “refletindo muito” sobre a escolha, mas que, na Casa Civil, a avaliação é de que ele deverá fazer o anúncio do novo ministro até a próxima semana.

A maior dificuldade é o “perfil” desejado pelo presidente. Lula quer um nome de projeção nacional e com experiência no setor. Além disso, há resistências a alguns nomes dentro do próprio governo.

Interlocutores do petista dizem que um dos favoritos para ser escolhido para o Ministério da Justiça é o atual chefe jurídico da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, que ocupou o cargo por 11 dias no governo Dilma Rousseff.

Novo ministério

Há também debates sobre a possível criação do Ministério da Segurança Pública. Como mostrou a coluna, foi sugerido a Lula colocar no cargo o atual secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas.

Lucas, que ostenta bons resultados em sua gestão no governo piauiense, tem como padrinho de sua indicação o ministro Wellington Dias. O Conselho dos Secretários de Segurança estaduais também sugeriu seu nome.