POLÍTICA


Alcolumbre escolhe Renan Calheiros como relator da proposta de isenção do IR até R$ 5 mil

Projeto do governo Lula será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos antes de ir ao Plenário do Senado

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (UB), indicou o senador Renan Calheiros (MDB) como relator da proposta que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. O texto já foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados na última semana.

Segundo Alcolumbre, a escolha de Calheiros levou em conta “a experiência que [ele] tem do ponto de vista institucional, na relação com os outros poderes, por tudo que ele representa para o Senado da República e para o Brasil”.

A proposta, enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve como relator na Câmara o deputado Arthur Lira (PP). Agora, o projeto deve passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ser levado ao Plenário do Senado.

Após o anúncio, Renan Calheiros afirmou que “o que tiver que ser emendado será emendado e o que tiver que ser suprimido será suprimido”, conforme prevê o regimento interno da Casa. O senador destacou ainda que pretende evitar que o texto precise retornar à Câmara.

Calheiros também criticou a forma como o projeto foi conduzido pelos deputados, afirmando que a tramitação “serviu como instrumento de chantagem e de pressão contra o governo federal”. A disputa em torno da proposta expôs mais uma vez a rivalidade política entre Renan e Arthur Lira, ambos representantes de Alagoas.

Com informações da CNN