POLÍTICA


Alba aprova reajuste de R$ 700 para servidores do TJ-BA

Projetos também criam novos cargos e reestruturam a Controladoria do Judiciário

Foto: TJBA/Assessoria

 

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (2), um projeto que concede reajuste de R$ 700 para os servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A medida foi negociada entre a presidente do TJ, Cynthia Resende, e sindicatos da categoria após a greve realizada no primeiro semestre deste ano.

O valor será incorporado às vantagens pessoais dos servidores, como gratificações de eficiência e incentivo, garantindo que não haja redução salarial. O projeto havia sido aprovado por unanimidade pelo Tribunal Pleno em julho e enviado à ALBA em agosto. Agora, aguarda sanção do governador Jerônimo Rodrigues.

Além do reajuste, os deputados aprovaram a reestruturação da Controladoria e Auditoria Interna do Judiciário. A mudança atende normas federais e resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criando uma unidade específica de auditoria ligada diretamente à presidência do tribunal.

Outro projeto aprovado na semana passada prevê a criação de novos cargos nas Corregedorias, após mudanças na lei que ampliaram as funções da Corregedoria-Geral da Justiça e instituíram a Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial. Essas mudanças passam a valer em fevereiro de 2026.