POLÍTICA


Acordo entre Brasil e Estados Unidos contra crime organizado não avança, diz site

Mesmo após encontros entre representantes dos dois países e reunião de Fernando Haddad com Gabriel Escobar, tratativas iniciadas no fim de 2025 seguem sem sinalização pública de resultados

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

As reuniões entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos para um acordo de cooperação no combate ao crime organizado transnacional não tiveram nenhuma sinalização pública de avanço desde dezembro passado. As informações são do Metrópoles.

Depois de mais de 50 dias de encontros entre representantes das duas nações, os órgãos brasileiros e norte-americanos silenciam ou desviam do assunto quando procurados.

O governo Lula começou a considerar a possibilidade de agir junto com os EUA entre o fim de novembro e o início de dezembro de 2025. O ponto público mais alto dessas negociações foi uma reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o encarregado de negócios e representante diplomático interino dos Estados Unidos, Gabriel Escobar.

O encontro entre os dois ocorreu na sede da pasta, em Brasília, no dia 4 de dezembro de 2025. No entanto, após mais de 50 dias da reunião, nenhuma medida prática foi anunciada.

De acordo com o Metrópoles, foram procurados, na última semana, órgãos brasileiros e norte-americanos para saber o andamento das tratativas contra o crime organizado. No entanto, todos eles silenciaram ou pediram que os questionamentos fossem direcionados a outros órgãos.