POLÍTICA


8 de janeiro: Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados não participam do ato pró-democracia

Os parlamentares que já participaram em outros anos não devem comparecer ao encontro liderado pelo presidente Lula (PT)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Nesta quinta-feira (8), data marcada pelas invasões dos três poderes por centenas de manifestantes ao Palácio do Planalto é realizado em todo o Brasil um ato Pró-Democracia. Organizado pelo Governo Federal em parceria com o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, esta semana os Presidentes do Senado e da Câmara anunciaram que não participarão do evento, alegando que tinham compromissos pessoais.

O ato que já completa 3 anos terá desta vez a exposição de três eventos pelo STF, o primeiro é o “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, que será feito em um dos prédios do tribunal, o segundo é o novo documentário intitulado “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução”, ainda há uma mesa-redonda, com o slogan “Um dia para não esquecer”, no Salão Nobre da Corte.

Outro detalhe, em relação aos motivos para o não comparecimento das autoridades ao ato, Davi Alcolumbre (UNIÃO) está no Amapá, seu estado natal, aproveitando o recesso parlamentar e cumprindo agenda, já Hugo Motta (Republicanos) afirmou que tem compromissos pessoais para justificar a falta.

O evento é realizado hoje deve lembrar os principais acontecimentos que marcaram o governo brasileiro após as eleições de 2022.