SIMÕES FILHO


Suspeito de matar Mãe Bernadete é preso após fazer familiares reféns

Ialorixá e líder quilombola foi assassinada a tiros em agosto de 2023, aos 72 anos

Fotomontagem: Reprodução/SSP e Redes sociais

 

A Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (12), em Simões Filho, um dos homens apontados como executores da ialorixá Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete. A líder quilombola foi morta a tiros em agosto de 2023, aos 72 anos.

Josevan Dionisio dos Santos, o BZ ou Buzuim, foi localizado após fazer o próprio filho e a companheira reféns em uma casa no Núcleo Habitacional Rubens Costa. Ele entrou na residência quando era alvo de uma perseguição policial.

Segundo informações da TV Bahia, equipes do Denarc (Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico) e da Core (Coordenação de Operações e Recursos Especiais) isolaram a região em torno do imóvel e negociaram a rendição de Josevan, que se entregou por volta das 8h.

Josevan figurava desde abril do ano passado no Baralho do Crime, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia. Ele aparece na carta nove de Ouros.

Além do crime contra Mãe Bernadete, Josevan é apontado por envolvimento em outros assassinatos e roubos.

Outros quatro suspeitos de participação na morte de Mãe Bernadete já haviam sido presos —dentre eles Ydney Carlos dos Santos, o Café, responsável por planejar a execução da líder líder quilombola.

De acordo com as investigações, o crime foi ordenado por um dos líderes do tráfico de drogas da comunidade Pitanga dos Palmares, onde também está localizado o quilombo do qual ela era líder, em Simões Filho.