LAURO DE FREITAS


Suspeito de enviar 8 t de cocaína à Europa via portos é preso em mansão em Buraquinho

Henrique Felix Gomes, de 38 anos, é apontado como integrante de facção criminosa investigada por tráfico internacional; defesa dele não foi localizada

Foto: Wilson Sons/Assessoria

 

Um homem investigado por tráfico internacional de drogas foi preso em uma mansão de um condomínio de alto padrão em Buraquinho, em Lauro de Freitas, cidade da Grande Salvador.

Henrique Felix Gomes, de 38 anos, se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal por supostamente integrar uma facção criminosa que enviou ao menos oito toneladas de cocaína para a Europa.

Segundo a PF, a droga foi remetida via portos marítimos de Salvador, Natal, Santos, Fortaleza e Belém. A reportagem tenta localizar a defesa do suspeito.

Apesar de morar em Lauro de Freitas, as investigações apontam que Henrique atuava principalmente em estruturas portuárias do Rio Grande do Norte.

De acordo com a PF, Henrique ocupava uma função de alto escalão na organização criminosa, cujo nome não foi divulgado. Ele é apontado como responsável por estratégias logísticas para o escoamento do entorpecente.

A captura resultou do compartilhamento de informações oriundas de uma operação da Polícia Federal deflagrada no Rio Grande do Norte, que levou à denúncia de 54 envolvidos no esquema de tráfico internacional. O grupo movimentava alto volume de cocaína inseridas em contêineres com cargas lícitas ou destinadas diretamente a navios.

As apurações conduzidas pelo MPF (Ministério Público Federal) e pela PF apontam que a organização criminosa era estruturada em núcleos responsáveis por logística, inserção da droga em cargas lícitas, transporte, financiamento e atuação de operadores internacionais. O grupo articulava remessas por meio dos portos de