ITAPEBI


Rui Costa confirma 1 ano para nova ponte e diz que balsa fará travessia de carros sobre Rio Jequitinhonha

Ministro da Casa Civil informou que equipes do Dnit trabalham para melhorar condições de tráfego em trecho de desvio

Foto: Yuri Abreu/MundoBA

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (23) que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) vai implementar uma passagem via balsa para carros, ambulâncias e veículos de prefeituras no trecho de interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada na BR-101, em Itapebi, município do extremo sul baiano. Ele, no entanto, não informou quando a travessia por meio do equipamento terá início.

O ministro confirmou que a nova ponte só deverá ficar pronta em 1 ano —prazo que já havia sido estimado pelo superintendente do Dnit na Bahia, Roberto Alcântara. A estrutura atual será demolida.

“O Dnit vai providenciar e negociar com a Neoenergia, que é dona daquela barragem que fica próximo à ponte, a instalação de um acesso com balsa para que pelo menos carros pequenos, ambulâncias, carros de serviço das prefeituras possam passar via balsa, e não fazer o desvio, que é um desvio é de 50 km”, disse Rui Costa durante um agenda em Salvador.

O ministro disse que equipes do Dnit realizam intervenções para melhorar as condições no perímetro para que veículos como caminhões e carretas possam trafegar.

“O Dnit está trabalhando com quatro equipes nesse momento, quatro patrulhas, colocando pedra, colocando cimento para tornar trafegável, de forma decente. Vai continuar o investimento até que a gente consiga trafegabilidade adequada no desvio. Vai perdurar, portanto, esse desvio durante um ano até a conclusão da ponte”, afirmou.