VITÓRIA DA CONQUISTA


Prefeita de Vitória da Conquista pede R$ 400 milhões em empréstimo

Projeto de Sheila Lemos (União Brasil) prevê crédito para obras e serviços no município; proposta será analisada pelos vereadores

Foto: Divulgação/PMVC

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), enviou para à Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (9), um Projeto de Lei (PL n.º 36/2025) que solicita um empréstimo no valor de R$ 400 milhões.

No texto, a gestora do município argumentou que a contratação do crédito seria para “viabilizar investimentos estruturantes e assegurar a continuidade do desenvolvimento socioeconômico da cidade”.

Ainda segundo a prefeita, com a liberação do recurso, seria possível dar andamento a projetos que geram grande impacto coletivo. Ela utilizou como exemplos a expansão da mobilidade urbana, a melhoria do saneamento básico e a ampliação da infraestrutura em comunidades de Vitória da Conquista.

O empréstimo seria feito através de instituições financeiras como o Banco do Brasil , Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ou “demais instituições financeiras nacionais ou internacionais, públicas ou privadas, bem como organismos multilaterais e bilaterais de crédito, agências de fomento e agências multilaterais de garantia de financiamentos”.

Segundo afirmação do 3º do texto, o empréstimo pode ser realizado com ou sem garantia da União. “Solicito o apoio e a aprovação célere desta proposição, convicta de que sua implementação refletirá o compromisso conjunto entre o Executivo e o Legislativo com o progresso sustentável de Vitória da Conquista e o atendimento efetivo às demandas da população”, afirma Sheila Lemos.