ITAMARAJU


Polícia reforça patrulhamento em área de conflito agrário com 2 mortos no extremo sul da Bahia

Confronto entre indígenas e assentados ocorreu na terça-feira (28), na localidade de Pedra Mole

Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública

 

Policiais militares e civis reforçam a segurança em áreas próximas onde duas pessoas morreram em um conflito agrário entre os municípios de Porto Seguro e Itamaraju, no extremo sul da Bahia. O confronto ocorreu na terça-feira (28), na localidade de Pedra Mole. Equipes da Força Nacional também atuam na região.

As vítimas foram identificadas como Amauri Sena dos Santos, de 37 anos, e Alberto Carlos dos Santos, de 60, ambos moradores do Assentamento Córrego da Barriguda. Um terceiro homem foi socorrido com ferimentos graves e encaminhado a um hospital da região. Os três teriam sido atacados por indígenas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, estão sendo realizados patrulhamento ostensivo tático e rondas rurais com o objetivo de prevenir ações criminosas e garantir a integridade das pessoas. A presença do efetivo também visa preservar o patrimônio público e privado em territórios indígenas e propriedades rurais retomadas ou invadidas.

Segundo informações da Polícia Militar e da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), o conflito teria ocorrido durante uma tentativa de retomada de área dentro dos limites da Terra Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal.

O território é reconhecido e delimitado pela Funai desde 2008 e fica situado entre a BR-101 e o Parque Nacional do Monte Pascoal. Criado na década de 1990 como parte de um projeto de reforma agrária, o Assentamento Córrego da Barriguda abriga atualmente 36 famílias.

A Delegacia Territorial de Itamaraju instaurou inquérito para apurar o caso.