JEQUIÉ


PMs são alvo de operação que mira grupo de extermínio no sudoeste da Bahia

Quatro agentes são acusados de envolvimento nas mortes de Daniel Korbulon Franco Silva, Vinicius Gondim Azevedo e de Kailan Oliveira de Jesus, em maio de 2023

Foto: Divulgação/Ministério Público da Bahia

 

Quatro policiais militares investigados por homicídios na cidade de Jequié são alvo da Operação Exposed, deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) pelo Ministério Público da Bahia e Secretaria de Segurança Pública. Segundo as investigações, os agentes tiveram envolvimento nas mortes de Daniel Korbulon Franco Silva, Vinicius Gondim Azevedo e de Kailan Oliveira de Jesus, em maio de 2023.

Segundo as investigações, a versão dos PMs foi de houve auto de resistência (morte em confronto com a polícia). Todos são lotados no 19ª Batalhão de Polícia Militar do município. Os nomes dos agentes não foram divulgados pelas autoridades.

O Ministério Público diz que os militares empregavam modus operandi típico de grupo de extermínio.

De acordo com as apurações, eles usavam redes sociais para planejar as execuções, desvio de armas de fogo e de veículos apreendidos em ocorrência, bem como divisão de valores econômicos.

Durante busca e apreensão nas residências dos suspeitos, foram apreendidos aparelhos celulares, armas de fogo e munições.

Em dezembro de 2024, outros três policiais militares já haviam sido presos preventivamente por envolvimento na morte de Kailan de Jesus. Os agentes já foram pronunciados para julgamento pelo Tribunal do Júri.

Das análises do material apreendido à época, surgiram novos elementos de prova indicando a participação direta dos outros quatro policiais no duplo homicídio.