DIAS D'ÁVILA


MP-BA deflagra operação contra o CV por controle ilegal de internet na RMS

Facção é investigada por ameaçar provedores e impor cobranças ilícitas em Dias D’Ávila

Foto: Assessoria/SSP

 

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) deflagrou nesta quarta-feira (11) uma operação contra o Comando Vermelho em municípios da região metropolitana de Salvador. De acordo com o órgão, a facção controlava os serviços de internet dos moradores.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Camaçari. O MP-BA informou que o CV tinha uma “organização estruturada” para exercer controle territorial e econômico sobre a prestação do serviço de internet em Dias D’Ávila.

Segundo as investigações, o grupo atuava mediante ameaças, intimidações e cobranças ilícitas impostas a provedores locais, restringindo a livre concorrência e interferindo no funcionamento regular de serviço essencial à população.

Ainda conforme as apurações, o CV operava com uma estrutura hierarquizada e divisão definida de tarefas. O núcleo de liderança, exercido por indivíduo que se encontra foragido da Justiça e possui mandados de prisão em aberto, seria responsável por determinar como o grupo agiria, impondo regras aos provedores e utilizando de violência e intimidação como forma de coerção.

Mesmo de longe, essa liderança mantinha influência direta sobre a execução das ordens por intermédio de integrantes que atuavam como operadores do esquema.

Segundo o MP-BA, os outros membros desempenhavam funções operacionais e financeiras, incluindo a coordenação das cobranças ilegais, o contato com as vítimas para transmissão de ameaças, a coleta e o repasse de valores obtidos e a manutenção da engrenagem econômica necessária à continuidade das atividades ilícitas.

A investigação também apura um possível envolvimento de pessoas ligadas ao setor de prestação de serviços de internet que repassavam parte dos lucros à organização criminosa, contribuindo para sua manutenção e fortalecimento.

A operação contou ainda com a participação da Polícia Militar da Bahia do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos/Gêmeos e do Batalhão Independente de Policiamento Tático da Região Metropolitana de Salvador (Rondesp RMS).