TANQUE NOVO


Justiça cassa mandato do vereador mais votado da história de Tanque Novo

Cleiton Vieira Batista é acusado de compra de votos e fica inelegível por oito anos

Foto: Assessoria

 

O vereador Cleiton Vieira Batista (PP), o mais votado da história de Tanque Novo, município do Sudoeste baiano, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Ele também foi condenado a pagar multa de R$ 30 mil e está inelegível por oito anos, a partir da data do primeiro turno da eleição em que foi eleito.

A decisão foi tomada pelo juiz Edson Nascimento Campos, da 168ª Zona Eleitoral de Igaporã, após representação do Ministério Público Estadual (MPE), que o acusou de compra de votos. Segundo a denúncia, Cleiton teria utilizado a empresa Diamantina Atacadista, da qual é sócio, para realizar transferências via Pix em troca de apoio eleitoral.

Áudios e depoimentos citados na ação indicam que valores foram oferecidos a eleitoras em troca de votos, entre elas Ivani Silva Oliveira, Josiane Oliveira e Katrielly Silva Gomes. O juiz considerou as provas suficientes para cassar o diploma do vereador com base no artigo 41-A da Lei 9.504/97.

Cleiton Vieira Batista foi eleito em 2020 e acumulava grande apoio popular na cidade. Com a decisão, ele perde o cargo e fica impedido de disputar eleições pelos próximos oito anos.