EUNÁPOLIS


Força Penal Nacional permanece por mais 30 dias em conjunto penal no sul da Bahia

Equipe nacional seguirá ministrando uma série de treinamentos aos policiais penais

Foto: Nucom/Seap-BA

 

A Força Penal Nacional (FPN), coordenada pela Polícia Penal Federal, seguirá ministrando uma série de treinamentos aos policiais penais do Conjunto Penal de Eunápolis. As ações, iniciadas em 11 de junho, continuarão por mais trinta dias. Isso porque a medida, assinada em maio pelo ministro Ricardo Lewandowski, que previa a atuação episódica e planejada da Força Penal Nacional com foco no apoio à gestão prisional, treinamento e capacitação das equipes locais, foi prorrogada pelo mesmo período.

Os treinamentos estão sendo ofertados tanto para os policiais penais ordinários quanto para os integrantes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop). No entanto, o foco desta segunda fase será a coordenação de ações de segurança externa e a execução de rotinas administrativas voltadas à prevenção de eventuais crises na unidade.

A operação conta com apoio logístico e supervisão dos órgãos estaduais de administração penitenciária e segurança pública, conforme previsto no convênio de cooperação firmado entre as partes.

A Força Penal Nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é composta por policiais penais federais e por policiais penais dos estados do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Ceará, Paraíba, Amapá, Roraima e Bahia.