CAMAÇARI


Comitê Gestor prepara Camaçari para novo ciclo de crescimento com foco em indústria, serviços e tecnologia

Grupo liderado por Luiz Caetano (PT) acompanha impactos da chegada da BYD e elabora plano para reforma tributária

Foto: William Rocha

 

O Comitê Gestor de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Camaçari está preparando uma agenda estratégica voltada à preparação do município para um novo ciclo de crescimento.

Formado pelo prefeito Luiz Caetano (PT) e por secretários das áreas estratégicas da administração municipal, o comitê tem como foco o desenvolvimento na diversificação da economia, fortalecimento da indústria, expansão do setor de serviços e estímulo à área de tecnologia.

“A gente está preparando Camaçari para o futuro e para o presente, com ações que já começam a produzir resultados agora. Nosso objetivo é não depender apenas da indústria, mas desenvolver também os serviços e a tecnologia, ampliando oportunidades, atraindo investimentos e garantindo mais emprego e renda para a população”, disse Caetano.

Entre as pastas envolvidas, está a do Desenvolvimento Econômico, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, além da Fazenda.

Uma das principais frentes de atuação é o acompanhamento técnico dos impactos da chegada da BYD em Camaçari. Segundo o comitê, o tema é tratado como estratégico e permanente, avaliando os reflexos do novo empreendimento na geração de empregos, no fortalecimento da cadeia produtiva e na atração de novos investimentos para a cidade.

O comitê também trabalhará na preparação de Camaçari para a reforma tributária. O prefeito do município está na liderança no desenvolvimento de um novo plano econômico para garantir maior segurança fiscal e sustentabilidade ao município.

A estratégia não se limita ao fortalecimento do parque industrial. A proposta é diversificar a economia local, impulsionando também os setores de serviços e tecnologia, com investimentos voltados à modernização da cidade e à criação de um ambiente mais competitivo e atrativo para novos negócios.

A gestão municipal avalia o momento como positivo. Apenas em fevereiro, 438 pessoas foram encaminhadas ao mercado de trabalho por meio do CIAT, órgão da Prefeitura responsável por captar oportunidades junto à iniciativa privada e intermediar a inserção de trabalhadores.