CAMAÇARI


Cidade do Saber é reaberta com programação cultural e mais de 3 mil vagas em cursos

Equipamento foi criado em 2007 e passou por recente revitalização; investimento foi de R$ 13 milhões

Foto: Patrick Abreu

A Prefeitura de Camaçari reabriu oficialmente, na quarta-feira (20), a Cidade do Saber, espaço criado em 2007 e que passou por recente revitalização após investimentos de R$ 13 milhões. Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Luiz Caetano (PT) falou sobre a importância do equipamento. “Temos novamente um espaço estruturante para toda a sociedade, principalmente para aqueles que mais precisam. Aqui se encontram crianças, jovens, adultos, pessoas dos mais diversos povoados. Estamos aqui para oportunizar novos sonhos e a construção de novas histórias”, afirmou.

Na ocasião, a secretária municipal de Cultura, Elci Freitas, anunciou a oferta de 3.030 vagas em cursos artísticos e culturais, incluindo ballet, teatro, canto coral, violão, dança de salão, capoeira, bateria, pintura e desenho. “Esse equipamento devolve à população o acesso à cultura e à oportunidade de revelar talentos nas mais diversas áreas. Temos a nossa usina de sonhos de volta”, disse.

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, também participou da solenidade e ressaltou que a Cidade do Saber reforça a imagem de Camaçari como polo cultural. “O município já é reconhecido como polo industrial, mas acredito que será também conhecido no Brasil e no mundo como polo cultural”, afirmou.

A noite de reabertura contou com apresentações da Orquestra Afrosinfônica, sob regência do maestro Ubiratan Marques, que recebeu convidados como Russo Passapusso (BaianaSystem), Elly Nascimento, Nadja Meireles e Edy Xote. O público ainda assistiu a espetáculos de dança, música, circo e poesia, com artistas locais e regionais.

De acordo com a prefeitura municipal, a programação segue nos próximos dias. De quinta-feira (21) a domingo (24), o Teatro Cidade do Saber (TCS) recebe o Ballace Festival Nacional de Dança, com expectativa de reunir mais de 3 mil pessoas. No dia 30 de agosto, o espaço recebe o espetáculo “Los Catedrásticos”, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Já no dia 14 de setembro, a atriz Nany People apresenta o show de humor “Ser mulher não é para qualquer um”, em comemoração aos 50 anos de carreira. Os ingressos estão disponíveis na Sympla, além de pontos físicos no Centro e no Boulevard Shopping.