CAMAÇARI


Caetano celebra primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD na Bahia

Empreendimento também projeta alcançar 20 mil postos de trabalho nos próximos anos

Foto: Juliano Sarraf/Divulgação

 

A inauguração da planta da montadora chinesa BYD, nesta terça-feira (1º), marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social em Camaçari, com a geração imediata de três mil empregos. O empreendimento também projeta alcançar 20 mil postos de trabalho nos próximos anos, consolidando a cidade como um dos principais polos de inovação e produção de veículos eletrificados no país.

O prefeito Luiz Caetano (PT) comemorou o impacto direto da fábrica na economia local. “Hoje, três mil famílias têm novas oportunidades. Isso é mais do que um número: é dignidade, renda e esperança. Estamos iniciando uma nova fase em Camaçari, com progresso, criatividade e sustentabilidade como norte. A Prefeitura será um agente ativo neste processo de transformação, de desenvolvimento econômico e de bem-estar social”, afirmou o prefeito.

A unidade, que terá capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, poderá dobrar esse número até 2026, alcançando 300 mil unidades. Trata-se do maior projeto da BYD fora da China, resultado de uma articulação entre a gestão municipal e os governos estadual e federal.

“Camaçari será referência para o Brasil e para o mundo com a BYD. Este polo industrial mais uma vez coloca nosso município na vanguarda da inovação tecnológica, da economia verde e do bem-estar social. Não estamos falando apenas de futuro, mas de um presente de oportunidades reais para nossa gente”, ressaltou Caetano.

O antigo polo petroquímico, com área de 330 mil m², será transformado em um hub verde, equipado com usinas solares, sistemas inteligentes de reaproveitamento hídrico e soluções de logística sustentável. Caetano também ressaltou que a gestão municipal articula a criação de um centro de inovação em baterias de alta densidade, em parceria com institutos federais e agências de fomento.

“Estamos comprometidos em consolidar Camaçari como um centro industrial conectado às inovações tecnológicas e pautado na sustentabilidade. Este é um momento histórico para a nossa cidade”, concluiu o prefeito.