FEIRA DE SANTANA


Bahia registra 1ª morte por suspeita de intoxicação com metanol

Homem de 56 anos deu entrada em UPA na madrugada desta quinta-feira (3)

UPA da Queimadinha, em Feira de Santana | Fotos: Valto Novaes/Secretaria de Saúde de Feira de Santana

 

Um homem de 56 anos morreu nesta sexta-feira (3) sob suspeita de intoxicação por metanol na cidade de Feira de Santana (a 109 km de Salvador). A informação foi confirmada pelas secretarias da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do município (SMS), que investigam a hipótese de ingestão de bebida alcoólica contaminada.

Segundo o comunicado conjunto, o paciente deu entrada na UPA da Queimadinha durante a madrugada. Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial. A previsão que deve confirmar ou descartar a suspeita de intoxicação será divulgado em até sete dias.

O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, numa estratégia de integração das ações de monitoramento e investigação.

Como medida preventiva, a Sesab já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas. A medida foi adotada para que haja rápida resposta na apuração de casos suspeitos.