AMARGOSA


Após 20 anos do crime, idoso é condenado por matar companheira na frente dos filhos na Bahia

Homem fugiu após o assassinato e permaneceu foragido por 12 anos

Foto: Gil Ferreira/CNJ

 

Um homem de 73 anos foi condenado a dez anos e dez meses de prisão por matar a companheira na frente dos dois filhos do casal, que na época tinham nove e seis anos. O crime aconteceu em 2005, no povoado de Recreio dos Viajantes, em Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, mas só foi julgado no dia 23 de outubro deste ano, quase duas décadas depois.

De acordo com a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no dia 9 de novembro de 2005, João Silva dos Santos atirou contra a cabeça da companheira, Ana Lúcia Conceição, após desconfiar de uma possível traição. A vítima foi morta em frente à casa onde morava com a família.

No dia do crime, o homem chamou Ana Lúcia para conversar. Ao se aproximar, ela percebeu que ele estava armado com uma espingarda do tipo garrucha e gritou por socorro. As crianças que presenciaram a cena pediram para que o pai não matasse a mãe. A mãe da vítima também tentou intervir, mas foi ameaçada.

Após o assassinato, o réu fugiu e permaneceu foragido por 12 anos. Ele foi localizado e preso em 2018, na cidade de Milagres, também no interior da Bahia, onde trabalhava como motorista e mantinha uma rotina discreta para não levantar suspeitas. Ao ser detido, confessou o crime.

O idoso cumprirá a pena em regime inicial fechado.