Zelensky diz que espera Putin para discutir cessar-fogo: “Não faz sentido prolongar os assassinatos”
Presidente ucraniano aguarda um cessar-fogo total a partir desta segunda-feira (12)

Foto: Reprodução/YouTube
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (11) que vai esperar o presidente russo, Vladimir Putin, pessoalmente na Turquia, na próxima quinta-feira (15), para um encontro sobre a pausa na guerra entre os países. O ucraniano disse ainda que espera um cessar-fogo “total e duradouro” a partir desta segunda-feira (12).
“Aguardamos um cessar-fogo total e duradouro, a partir de amanhã [segunda-feira (12/5)], para fornecer a base necessária para a diplomacia. Não faz sentido prolongar os assassinatos. E estarei esperando por Putin na Turquia, na quinta-feira [15/5]. Pessoalmente, espero que desta vez os russos não procurem desculpas”, declarou o presidente ucraniano, na rede social X.
No sábado (11), Putin propôs iniciar conversas diretas com a Ucrânia para debater um possível acordo de cessar-fogo entre os países.
A proposta surgiu após uma reunião de autoridades europeias na Ucrânia. Ao lado de Zelensky, os líderes do Reino Unido, França, Alemanha e Polônia pediram que a Rússia concordasse com um cessar-fogo incondicional, costurado pelos Estados Unidos, com duração de 30 dias.