MUNDO


Vieira escala três diplomatas para reunião com Rubio nesta quinta-feira

Encontro terá como foco a negociação do tarifaço imposto às importações brasileiras.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e U.S. Department of State

 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, designou três auxiliares para acompanhá-lo na reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington. O encontro, previsto para esta quinta-feira (17), terá como foco a negociação do tarifaço imposto às importações brasileiras.

Segundo o colunista Caio Junqueira, da CNN, estarão presentes a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti; o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, Maurício Lyrio; e o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, Philip Fox-Drummond Gough.

A comitiva brasileira pretende concentrar as discussões em temas comerciais, embora também exista expectativa de que Rubio leve o diálogo para assuntos políticos e geopolíticos — como Venezuela, Ucrânia, China e Brics —, bloco em que o Brasil tem defendido a desdolarização das transações internacionais.

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre Lula e o presidente Donald Trump no início deste mês.

Ainda conforme interlocutores da diplomacia, a viagem de Vieira aos Estados Unidos é vista como uma etapa preparatória para um possível encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. A intenção é retomar a aproximação iniciada após uma conversa telefônica de 30 minutos entre os dois líderes e tentar reduzir os impactos das políticas protecionistas adotadas por Washington sobre setores produtivos brasileiros.