MUNDO


Trump sinaliza tarifa geral entre 15% e 20% para países sem acordo com os EUA

Ainda não há definição sobre como ficará a situação do Brasil, um dos países mais afetados

Foto: Official White House/Joyce N. Boghosian

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (28) que pretende aplicar uma tarifa de 15% a 20% sobre importações de países que ainda não assinaram acordos comerciais individuais com os Estados Unidos. A declaração foi feita durante visita a Turnberry, na Escócia, ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, segundo reportagem da CNBC.

“Para o mundo, eu diria que ficará em torno de 15% a 20%… Eu só quero ser gentil. Eu diria que na faixa de 15% a 20%, provavelmente um desses dois números”, afirmou Trump. A medida deve ser oficializada até 1º de agosto, prazo para a entrada em vigor de tarifas recíprocas, enquanto dezenas de países seguem sem negociações concluídas com os norte-americanos.

“Vamos estabelecer uma tarifa para essencialmente o restante do mundo, e é isso que eles vão pagar se quiserem fazer negócios nos Estados Unidos, porque não dá para sentar e fazer 200 acordos”, acrescentou o ex-presidente, de acordo com a CNBC.

Ainda não há definição sobre como ficará a situação do Brasil, um dos países mais afetados com a tarifa de 50% anunciada anteriormente. O governo Lula vive uma semana decisiva nas tentativas de reverter a medida, mas até o momento não houve avanços concretos nas negociações com Washington.