MUNDO


Trump ordena bloqueio total de petroleiros sancionados da Venezuela

Presidente dos EUA acusa governo de Nicolás Maduro de financiar narcotráfico, assassinatos e sequestros através do petróleo

Foto: Shealah Craighead/ White House

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou nesta terça-feira (16) o bloqueio total de todos os petroleiros sancionados que operam com a Venezuela. A medida foi anunciada por meio de publicação nas redes sociais e amplia a ofensiva americana contra o governo de Nicolás Maduro.

No post, Trump acusou o regime venezuelano de utilizar o petróleo para financiar o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros. “A Venezuela está completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul. Ela só vai crescer, e o choque para eles será como nada que já tenham visto antes — até que devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, as terras e outros ativos que anteriormente nos roubaram”, escreveu Trump na Truth.

O republicano afirmou ainda que, por diversos motivos, entre eles terrorismo e tráfico internacional, o regime de Maduro foi classificado como uma organização terrorista. “Portanto, hoje, estou ordenando um BLOQUEIO TOTAL E COMPLETO de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela”, afirmou.

Trump reforçou que não permitirá que um governo considerado hostil pelos EUA “se apodere” de recursos estratégicos e defendeu que esses ativos sejam devolvidos ao país “imediatamente”.